Que a mitologia grega sempre fez parte das Olimpíadas qualquer um sabe, mas e da Copa do Mundo de Futebol? E da Nike, uma das maiores marcas de tênis e produtos esportivos do mundo? Bem, a mitologia esta presente em tudo isso, por mais oculta que esteja. Aliás, se formos parar para pensar, a mitologia grega está presente em quase tudo no nosso cotidiano, não é?
O nosso amigo Tomás do blog Olympians BR fez uma pesquisa sobre o assunto, e vocês conferem tudo abaixo.
NIKÉ
Sua família mostra o caminho que se trilha e conquista buscando a vitória. Sua mãe demonstra o fato de que para se alcançar a vitória, deve-se estabelecer consigo mesmo um juramento de ganhar, de determinação. Quanto aos irmãos, mostravam que para se alcançar o status de vencedor deveria-se utilizar o poder e a força as vezes. Já Zelo, representava o resultado da vitória, que muitas vezes atrai para o ganhador o ciúme de vários ao seu redor.
Atenas e Esparta possuíam cada qual sua Niké, não alada, de modo que assim, elas permanecessem sempre com eles.
----//----
Curiosidades
Nas medalhas olímpicas, no verso da medalha, há a deusa Niké, com suas asas e segurando o ramo de trigo, seu símbolo. Como a própria medalha mostra, ela representa a vitória do competidor. Abaixo, podemos ver a deusa com uma capa e um ramo de trigo em suas mãos, um de seus símbolos. Atrás podemos ver um tipo de estádio e ao fundo vemos o monte Olimpo, a morada dos deuses.
Os troféus da Copa do Mundo, o antigo e o novo representam a deusa alada, no primeiro segurando provavelmente a tocha olímpica e no segundo segurando o globo terrestre.
Talvez nunca tenham percebido, mas a marca mais famosa do mundo possui sua origem na mitologia. O nome Nike vem de Niké, obviamente. Sua marca representa a asa da deusa, invertida.